Após chegar sob muita desconfiança devido à idade avançada e às passagens ruins por vários clubes nos últimos anos, o atacante Gil mostrou nesta quarta-feira que ainda conhece o caminho das redes. Aos 34 anos, ele fez simplesmente todos os gols da goleada por 4 a 0 do Juventus da Mooca sobre a Francana, pela 14ª rodada do Campeonato Paulista da Série A-3, na Rua Javari.
DIVULGAÇÃO/CLUBE ATLÉTICO JUVENTUS
Gil marcou quatro vezes
O ex-jogador do Corinthians abriu o placar logo aos 11 minutos, e ampliou aos 29 da primeira etapa. No segundo tempo, manteve o ritmo, mesmo debaixo de forte sol, e fez mais dois, um deles de pênalti, para consumar a goleada contra a pior equipe da Terceirona.
Agora, Gil soma cinco gols pela equipe grená, já que havia marcado seu primeiro pelo time paulistano na vitoria por 3 a 1 sobre o Barretos, fora de casa, no dia 20 de fevereiro.
Com o resultado, o "Moleque Travesso" segue tranquilo na liderança do torneio, com 29 pontos em 14 jogos, quatro à frente da Inter de Limeira, que enfrenta o Taubaté ainda nesta quarta-feira, às 20h (horário de Brasília).
Já a "Veterana", em situação financeira catastrófica, segue seu calvário. A equipe alviverde tem apenas dois pontos no torneio, além de saldo de gols de -26, e está praticamente rebaixada para a última divisão do futebol paulista.
Na próxima rodada da A-3, o Juventus encara a Santacruzense, neste domingo, às 10h (horário de Brasília), novamente no Conde Rodolfo Crespi, enquanto a Francana, que não vence um jogo desde março de 2014, recebe o Tupã, domingo, às 16h.
Gil Atacante Ex-Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Botafogo, Inter-RS Clube atual: Juventus-SP
Confira a lista completa dos jogadores mais ricos do mundo, divulgada nesta semana pelo site Goal.com, que calculou todo o patrimônio dos maiores craques do futebol mundial. Além de salário, também foram analisados contratos publicitários e até transações imobiliárias.
Neymar pulou da 10ª para a 3ª colocação e é o destaque desta nova lista. Kaká e Ronaldinho são outros brasileiros que figuram no Top 10. Cristiano Ronaldo e Messi continuam liderando.
1- Cristiano Ronaldo, sempre ele
Mesmo sendo um jogador fenomenal na arte do marketing e do gel, sua capacidade de marcar gols faz com que todos os times e todas as mulheres sonhem com ele. Apesar da fama de "marrento", dizem que ele é humilde.
Fortuna estimada: 238 milhões de euros.
2- Lionel Messi, recordista em Bolas de Ouro
Esse argentino já é o maior de todos os tempos no Barcelona mesmo sendo baixinho. Seu talento com os pés é inversamente proporcional ao seu gosto, quando o assunto é "roupa de gala". Adiós Maradona, Messi veio para ficar.
Fortuna estimada: 225 milhões de euros.
3- Neymar, craque e carismático
Esse garoto de apenas 23 anos ja é protagonista em um dos maiores clubes do mundo e em todas as capas de revistas de fofocas. Coleciona amigos com a mesma facilidade com que acumula namoradas. Destaque desde a base, sua carreira só cresce, e sem dúvida é nossa maior esperança.
Fortuna estimada: 152 milhões de euros.
4- Zlatan Ibrahimovic, ou "Ibrakadabra"
Dono de uma personalidade forte, e de recursos impressionantes, Ibrahimovic vem aliando sua técnica indiscutível com seus golpes de taekwondo (faixa preta). O sueco é sinônimo de gols e de polêmicas. Recém-chegado ao PSG, já ganhou uma estátua. É um mito na arte de fazer gols incríveis.
Fortuna estimada: 118 milhões de euros.
5- Wayne Rooney ou Shrek, pros mais íntimos
Considerado na Inglaterra um verdadeiro fenômeno pelo que fazia ainda novo, veste a dez do gigante Manchester United. Chegou do Everton em 2004 sob muita expectativa e sem dúvida correspondeu. É a referência inglesa quando o assunto é "qualidade".
Fortuna estimada: 116 milhões de euros.
6- Kaká, nosso último "Bola de Ouro"
Hoje jogando nos EUA, Kaká teve sua melhor fase no Milan. Dono de um caráter exemplar, levou o time italiano ao título da Champions em 2007 junto com a artilharia. Faz parte daquele grupo de jogadores que não falam palavrão, e quando erra um gol no máximo diz: "Poxa, que caramba".
Fortuna estimada: 108 milhões de euros.
7- Samuel Eto'o, infinitamente melhor que Obina
Esse camarônes já esteve em melhor fase. Teve sua melhor temporada no Barcelona em 2009, sendo campeão europeu. Porém, seu maior feito foi ajudar a Inter- ITA de José Mourinho a conquistar o título europeu em 2010, mesmo tendo claramente um time limitado.
Fortuna estimada: 98 milhões de euros.
8- Raul, eterno "Raul Madrid"
Artilheiro nato, por muito tempo foi o maior de todos na Champions League. Eternamente adorado pela torcida do Real Madrid, fez parte de uma geração dos "blancos" inesquecível. Falem o que quiser sobre ele, menos que o cara "não decide".
Fortuna estimada: 95 milhões de euros.
9- Ronaldinho Gaúcho, "Show Man"
Poucos jogadores na história deram tanto prazer para a plateia que o assistia quanto esse cara. Seus dentes e sua habilidade fizeram com que seu nome ficasse na história. Apesar de seu rosto, será eternamente lembrado pelo "jogo bonito". Valeu, Ronaldinho!!! O futebol-arte manda um abraço.
Fortuna estimada: 93 milhões de euros.
10- Frank Lampard, ídolo do Chelsea
Lampard é um daqueles jogadores discretos, porém não santos, tendo em vista seu caso extraconjugal amplamente divulgado na mídia. Considerado por todos um dos maiores ídolos dos "blues", hoje joga no rival causando desconforto. Mesmo assim, é sempre aplaudido quando pisa em Stamford Bridge.
E o pior é que verdade. Em 1969, dois jogadores do Timão faleceram e o clube teve de pedir para a Federação Paulista a inscrição de mais dois atletas para a continuidade do campeonato daquele ano. O Palmeiras, contudo, foi o único time que se opôs ao pedido corinthiano. Para protestar contra a ‘sujeira’ palmeirense, a Fiel soltou um porco no Morumbi e gritou em provocação “dá-lhe porco”. Em 1986, a torcida do Verdão sucumbiu e acabou aceitando a provocação como símbolo, mascote e coro da equipe. Fonte: Você Sabia
O jogador Rafi Dahan decidiu encerrar a carreira com apenas 25 anos após sofre grave contusão no joelho. O anúncio do adeus foi feito pelo jogador na quinta-feira (05/03). Em março de 2014, o atleta, que defendia o Bnei Yahuda, sofreu violenta entrada do meio-campista Ruben Rayos, do Maccabi Haifa, em jogo válido pelo Campeonato de Israel.
O vídeo do lance viralizou na internet e é tratado por muitos nas redes sociais como a jogada mais violenta da história do futebol. Dahan saiu de campo com a perna quebrada e com ruptura total do ligamento cruzado do joelho.
Dahan tentou voltar ao futebol depois de recuperado. No entanto, o meio-campista foi informado pelo departamento médico do clube de que jamais conseguiria executar os movimentos como antes.
Ele se recuperou clinicamente, mas suas limitações o impedirão de seguir no futebol.
Autor da jogada que lesionou Dahan, o espanhol Ruben Rayos declarou na ocasião que não tinha intenção de machucar o jogador, pedindo desculpas.
"Eu jamais pensaria em lesionar um colega de profissão. Não queria fazer isso. Em minha carreira eu nunca havia me envolvido em situação como essa. Minhas desculpas".
Como faz já há quatro anos, o site britânico 101 Great Goals listou as 101 promessas do futebol mundial. Quatro brasileiros figuram na lista, sendo apenas um atuante no futebol brasileiro, o atacante Gabigol, do Santos. Completam o quarteto: Anderson Talisca, do Benfica, Marquinhos do Paris Saint-Germain e Lucas Piázon, emprestado pelo Chelsea ao Eintrach Frankfurt. Um brasileiro em especial, poderia tranquilamente estar nessa lista. Lucas Silva, volante do Cruzeiro, provavelmente não entrou por se tratar de uma listagem de um site gringo.
A lista conta com jogadores já muito conhecidos como Sterling do Liverpool, Pogba da Juventus e Varane do Real Madrid. Também há espaço para as promessas prodígio como Martin Odegaard de 15 anos e Hachim Mastour, de 16.
O critério adotado pelo site considera apenas jogadores nascidos em 1º de janeiro de 1993 ou depois dessa data.
Confira a lista:
1. Rolando Aarons (Newcastle United, 19)
2. Paco Alcacer (Valencia, 21)
3.Eder Álvarez Balanta (River Plate, 21)
4. Gabriel “Gabigol” (Santos, 18)
5. Ross Barkley (Everton, 20)
6. Saido Berahino (West Brom, 21)
7. Domenico Berardi (Juventus, emprestado ao Sassuolo, 20)
8. Juan Bernat (Bayern de Munique, 21)
9. Isaiah Brown (Chelsea, 17)
10. Bruma (Galatasaray, 20)
11. Hakan Calhanoglu (Bayer Leverkusen, 20)
12. Calum Chambers (Arsenal, 19)
13. Kingsley Coman (Juventus, 18)
14. Daniel Crowley (Arsenal, 17)
15. Memphis Depay (PSV, 20)
16. Gerard Deulofeu (Barcelona, emprestado ao Sevilla, 21)
17. Keita (Lazio, 19)
18. Eric Dier (Tottenham, 20)
19. Lucas Digne (Paris Saint-Germain, 21)
20. Jean Marie Dongou (Barcelona, 19)
21. Julian Draxler (Schalke, 21)
22. Paulo Dybala (Palermo,21)
23. Anwar El Ghazi (Ajax, 19)
24. Munir El Haddadi (Barcelona, 19)
25. Jack Harper (Real Madrid, 18)
26. Breel Embolo (Basel, 17)
27. Gianluca Gaudino (Bayern de Munique, 18)
28. Jose Gaya (Valencia, 19)
29. Matthias Ginter (Borussia Dortmund, 20)
30. Derlis Gonzalez (Basel, 20)
31. Jack Grealish (Aston Villa, 19)
32. Julian Green (Hamburg, 19)
33. Raphaël Guerreiro (Lorient, 20)
34. Alen Halilovic (Barcelona, 18)
35. Thorgan Hazard (Chelsea, emprestado ao Borussia Monchengladbach, 21)
36. Pierre-Emile Hojbjerg (Bayern de Munique, 19)
37. Will Hughes (Derby County, 19)
38. Jordon Ibe (Liverpool, emprestado ao Derby County, 18)
39. Mauro Icardi (Internazionale, 21)
40. Juan Manuel Iturbe (Roma, 21)
41. Alireza Jahanbakhsh (NEC Nijmegen, 21)
42. Adnan Januzaj (Manchester United, 19)
43. Tin Jedvaj (Roma, emprestado ao Bayer Leverkusen, 18)
44. Harry Kane (Tottenham , 21)
45. Davy Klaassen (Ajax, 21)
46. Mateo Kovacic (Inter Milan, 20)
47. Aymeric Laporte (Athletic Bilbao, 20)
48. Ruben Loftus-Cheek (Chelsea, 18)
49. Hirving Lozano (Pachuca, 19)
50. Romelu Lukaku (Everton, 21)
51. Awer Mabil (Adelaide United, 19)
52. Lazar Markovic (Liverpool, 20)
53. Marquinhos (PSG, 20)
54. Hachim Mastour (AC Milan, 16)
55. Paddy McNair (Manchester United, 19)
56. Benjamin Mendy (Marseille, 20)
57. Maximilian Meyer (Schalke, 19)
58. Arkadiusz Milik (Bayer Leverkusen, emprestado ao Ajax, 20)
59. Aleksandr Mitrovic (Anderlecht, 20)
60. Saúl Ñíguez (Atlético Madrid, 19)
61. Nikola Ninkovic (Partizan Belgrado, 19)
62. Jan Oblak (Atletico Madrid, 21)
63. Lucas Ocampos (Monaco, 20)
64. Martin Odegaard (Stromsgodset, 15)
65. Divock Origi (Liverpool, emprestado ao Lille, 19)
66. Alex Oxlade-Chamberlain (Arsenal, 21)
67. Lucas Piazon (Chelsea, emprestado ao Eintracht Frankfurt, 20)
68. Paul Pogba (Juventus, 21)
69. José Ángel Pozo (Manchester City, 18)
70. Dennis Praet (Anderlecht, 20)
71. Juan Quintero (Porto, 21)
72. Adrien Rabiot (Paris Saint-Germain, 19)
73. Sandro Ramirez (Barcelona, 19)
74. Karim Rekik (Man City, emprestado ao PSV, 19)
75. Patrick Roberts (Fulham, 17)
76. Jese Rodriguez (Real Madrid, 21)
77. Antonio Rudiger (Stuttgart, 21)
78. Sergi Samper (Barcelona, 19)
79. Simone Scuffet (Udinese, 18)
80. Luke Shaw (Manchester United, 19)
81. Dominic Solanke (Chelsea, 17)
82. Raheem Sterling (Liverpool, 19)
83. John Stones (Everton, 20)
84. Denis Suarez (Barcelona, emprestado ao Sevilla, 20)
85. Adam Taggart (Fulham, 21)
86. Anderson Talisca (Benfica, 20)
87. Humam Tariq (Al Dhafra, 18)
88. Youri Tielemans (Anderlecht, 17)
89. Adama Traore (Barcelona, 18)
90. Salih Ucan (Fenerbahce, emprestado a Roma, 20)
Debate sobre criação do sub-23 nos clubes ganha fôlego na base brasileira
Objetivo da medida é facilitar transição de atletas da base para o profissional dos clubes, dando a eles mais tempo de jogo e competitividade nas partidas
O cenário é comum no futebol brasileiro: o jovem jogador estoura a idade dos juniores, mas as portas do time profissional estão fechadas. Sem espaço para atuar, ele tem dificuldades para se firmar e fica no limbo até ser emprestado. A solução para este gargalo pode estar em um debate presente nos clubes há algum tempo: a criação da categoria sub-23 para ajudar na transição entre base e profissional.
A medida tem sido cada vez mais discutida em congressos sobre base. E é ponto de polêmica entre coordenadores das categorias menores no Brasil, com opiniões divergentes.
O objetivo da implantação da categoria é abrigar jovens apostas para o futuro e desenvolvê-las, além de controlar melhor a transição dos próprios atletas entre a base e os profissionais. No Inter, que usa uma equipe sub-23 e joga a Copa FGF com ela, a iniciativa é vista como positiva.
- Aqui nós conseguimos dar ritmo de jogo e uma dificuldade maior aos atletas que vêm da base. Além disso, colocamos no sub-23 jogadores que, ao chegar, não estão prontos para os profissionais. Lucas Lima, Rodrigo Moledo e Alan Costa são alguns exemplos, e a experiência tem sido muito positiva para nós - analisa Jorge Macedo, gerente de futebol do Inter.
Além do Inter, o Atlético-PR também tem uma equipe sub-23. O Furacão, inclusive, já disputa o Campeonato Paranaense com ela há três temporadas e revelou jogadores como Douglas Coutinho e Marcos Guilherme, mas fica sem calendário no resto do ano e disputa amistosos contra times do exterior para não ficar parado no segundo semestre.
Quem também defende a implantação da categoria sub-23 é Klauss Câmara, diretor da base do Cruzeiro, que propõe uma nova divisão na base brasileira.
- Penso que a divisão da base poderia mudar para sub-23, sub-18, sub-16, sub-14 e sub-12. Acho que a formação do jogador poderia ser conduzida com mais calma.
Atualmente, não há uma unificação nas divisões de idade na base brasileira. As mais comuns são sub-20, sub-17, sub-15, sub-13 e sub-11. Mas a Bahia, por exemplo, tem sub-20, sub-18 e sub-16. No Rio Grande do Sul, sub-15, sub-16, sub-17, sub-18, sub-19 e sub-20. As associações e empresas que organizam os torneios é que determinam as divisões - e são elas que poderiam criar o sub-23.
Equivalente à equipe B
Em alguns países europeus, como Portugal e Espanha, o processo de transição dos jovens jogadores dos grandes clubes ocorre nas equipes B. Elas podem disputar a segunda divisão e permitem aos jogadores que saem da base atuar em um nível de competitividade maior, sem limitação de idade. O Real Madrid B já terminou a segundona nas primeiras posições, mas o regulamento do Campeonato Espanhol impede que uma equipe B atue na elite.
No Brasil, o Palmeiras também teve uma equipe B, mas com jogadores com idade elevada e revelou pouco entre 2000 e 2013, período em que exerceu suas atividades.
Riscos do empréstimo
No Brasil, sem as equipes B, os clubes acabam recorrendo aos empréstimos para dar experiência aos seus jogadores jovens. E muitas vezes essa política dá certo, como por exemplo com Wellington Nem, que em 2011 foi emprestado pelo Fluminense ao Figueirense, deixou de ser meia, virou atacante e deslanchou no clube catarinense. Em 2011, o Atlético-MG emprestou o time inteiro ao Democrata de Sete Lagoas para jogar a segunda divisão do Campeonato Mineiro. Entre os integrantes do time, estava Bernard.
Há casos, no entanto, em que esse empréstimo não ajuda. Michael, centroavante do Fluminense, é monitorado até para a seleção olímpica, mas, com a concorrência de Fred e Walter, foi emprestado para o Criciúma. Pouco depois, porém, o Tigre mudou de treinador e apostou em jogadores mais experientes, como Souza e Zé Carlos. O sub-23, no caso, serviria para que o clube pudesse controlar melhor esse processo de amadurecimento, em vez de colocar o jogador em outra equipe.
Orçamento e calendário
Se no Inter a experiência do sub-23 é positiva, em outros clubes há questionamentos, sobretudo em relação ao orçamento e ao calendário.
- Na teoria, sou favorável ao sub-23. Mas existem várias coisas que precisam ser definidas antes de se estabelecer como categoria. Precisa haver calendário, torneios para jogar. E se o técnico do time principal não vê nem os juniores, como faria para ver também o sub-23? - questionou André Figueiredo, coordenador da base do Atlético-MG.
Outra questão levantada por dirigentes é o custo da categoria. Com os clubes brasileiros em dificuldade financeira, há o receio de que a criação de mais uma equipe respingue em categorias inferiores, como o sub-15.
- Nem todos os times têm estrutura para abrigar mais uma categoria. Isso poderia prejudicar os menores e também o início da formação - conclui André Figueiredo.
Uma das transferências mais bizarras do futebol internacional aconteceu em 2002 na Noruega, quando o Vindbjart aceitou vender o avançado Kenneth Kristensen ao Floey a troco... do seu peso em camarão.
Já imaginou um clube pagar a outro a transferência de um jogador sem ser em dinheiro? Será pouco comum, mas em 2002, na Noruega, um avançado de nome Kenneth Kristensen, do Vindbjart, foi contratado pelo Floey a troco do seu peso em camarões: 75 quilos.
"Kenneth estava entusiasmado com a ideia de assinar pelo Floey e não queríamos colocar-lhe entraves. Mas ainda tinha contrato connosco e havia que haver alguma compensação", recordou Vidar Ulstein, presidente do Vindbjart. Face às dificuldades financeiras do Floey, encontrou uma solução que não envolvesse diretamente dinheiro, decidindo que o pagamento seria feito em camarão correspondente ao peso do futebolista.
Deste modo, o negócio foi fechado numa lota, onde Rolf Guttormsen, presidente do clube contratante, pagou as caixas de camarão e as entregou ao seu homólogo.
Com o lucro da transferência, o Floey organizou, então, um jantar para todos os elementos do clube, plantel incluído, no qual não faltou camarão...