sábado, 4 de junho de 2016

Histórias do futebol - Gato arrependido: ex-promessa do Flamengo é Maxwell, e não Jorbison



Conversão fez jogador abandonar a mentira e levou Flamengo a rescindir contrato no início do ano. Jogador tem dois anos a mais do que dizia

jorbison no treino do flamengo (Foto: Vipcomm)Jorbison treina no Flamengo em 2011 
No início de janeiro de 2012, um diretor do Flamengo recebeu uma informação surpreendente. O lateral-esquerdo Jorbison, que retornava de empréstimo ao Duque de Caxias, se apresentou na Gávea com uma revelação:
- Eu me converti, preciso me batizar e não posso mais mentir. Sou gato. Meu nome é Maxwell, e não Jorbison.



O jogador, que havia chegado ao Flamengo em 2006, depois de breve passagem pelo Artsul - time do interior do Rio -, deixou dirigentes boquiabertos. Ele admitiu que tinha nascido em 1989 - e não em 1991, como constava da certidão apresentada originalmente. Que seu nome verdadeiro era Maxwell Batista da Silva - e não Jorbison Reis dos Santos. E que estava querendo recomeçar sua carreira. Flamengo e jogador acertaram a rescisão do contrato - que foi publicada no Boletim Informativo Diário da CBF (BID) no dia 13 de janeiro. Veja na imagem abaixo que Jorbison aparece com a inscrição 184001.
Jorbison relacionado BID (Foto: Reprodução)

Quatro dia depois da rescisão, outro jogador - com outro registro - apareceu. No dia 17 de janeiro, o BID publicou o contrato de Maxwell Batista da Silva, inscrição 401435, com o Sport Club Corinthians Alagoano com duração de três anos. Detalhe: o contrato foi assinado em 12/1/2012, um dia antes da rescisão com o Flamengo. Ou seja - um dia antes de Jorbison deixar de existir futebolisticamente, Maxwell já havia "nascido".
Jorbison nome Maxwell (Foto: Reprodução)

O ex-Jorbison já havia começado a acertar sua vida em novembro - mesmo antes do fim de seu empréstimo ao Duque de Caxias - como mostra uma publicação em seu twitter. 
Jorbison twitter Alagoas reprodução (Foto: Reprodução / Twitter)
No twitter, Maxwell mudou de identidade no fim de 2011. Deixou de ser @jorbison35 e adotou outro nome: @baianoo35. No site do Corinthians Alagoano, Maxwell aparece com seu novo uniforme e nova data de nascimento. Enquanto Jorbison nasceu no dia 30/12/1991, Maxwell nasceu em 23/10/1989 - ou seja, tem hoje 22 anos.
Jorbison video Maxwell site Corinthians-AL (Foto: Reprodução / Site Oficial)Maxwell/Jorbison  (Foto: Reprodução / Site Oficial)
O curioso é que o site do Corinthians trazia até semana passada alguns vídeos da carreira de Maxwell... jogando pelo Flamengo como Jorbison (veja reprodução ao lado). A mudança de idade permitiu que Maxwell jogasse "abaixo" de sua categoria etária por todo seu período nas divisões de base. Permitiu inclusive que ele fosse convocado para a Seleção Brasileira Sub-20 para a disputa de um torneio no Uruguai em janeiro de 2010 - quando já tinha 20 anos completos.
- Que loucura, né? Ele não conversou diretamente comigo, mas fiquei sabendo. Era um garoto muito bom e nunca desconfiei de nada - comentou o ex-gerente de futebol do Flamengo Isaías Tinoco. 
Jorbison ficha atleta Maxwell Corinthians-AL (Foto: Reprodução / Site Oficial)Maxwell no Corinthians-AL (Reprodução / Site Oficial)
Nascido em Camacan, no Sul da Bahia, Maxwell - então Jorbison - chegou ao Rio para jogar no Artsul em 2006. A documentação foi toda feita pelo clube da segunda divisão do Rio. Jorbison foi observado e rapidamente contratado pelo Flamengo no mesmo ano - e subiu para os profissionais em 2009 -, chegando a disputar três partidas na campanha do título brasileiro. Era considerado uma promessa - o então vice de futebol Kleber Leite estendeu seu contrato e acreditava que ele seria o substituto de Juan na lateral esquerda. Apesar disso, o jogador nunca se firmou. Em maio de 2011 foi emprestado para o Duque de Caxias - pelo qual disputou a Série B do Brasileirão.
- Fico muito surpreso. Ninguém poderia ter ideia. Pelo biotipo dele, bastante franzino, jamais desconfiaria disso. Mas as más companhias conduzem a isso. É coisa de alguém que quer bancar o esperto. Se há algo no Flamengo que é bem organizado e levado a sério é a divisão de base. O cara apresenta o documento e como vai fazer? É complicado. Clube e jogador são vítimas de um mau-caráter - disse Kleber Leite.

Em Alagoas, em contato com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM, Maxwell resumiu:
- Eu não podia mais mentir.
Em seu twitter, uma mensagem publicada na semana passada é reveladora:
Jorbison twitter reprodução (Foto: Reprodução / Twitter)







Fonte: GE


Acesse também:

Página no Facebook

Promo Camisas de Futebol

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO