sábado, 24 de março de 2018

Há 40 anos, futebol dos EUA exibia a camisa de futebol mais feia do mundo



Qualquer lista de piores uniformes da história do futebol tem boas chances de contar com a presença das camisas do Colorado Caribous em suas primeiras colocações. Também, pudera: poucos times na história foram tão ousados – e infelizes – na confecção de suas camisas quanto o time da cidade de Denver, e que entrou em campo exatos 40 anos atrás nos Estados Unidos.

A história do time, porém, é pouco conhecida. Você conhece?

Diante do sucesso da temporada 1977 da North American Soccer League, a última de Pelé nos EUA, a principal liga de futebol dos Estados Unidos decidiu aumentar o número de equipes participantes, de 18 para 24. Em 31 de agosto de de 1977, o jornal Sarasota Herald-Tribune anunciava que “novas equipes (…) podem ser alocadas em Boston e Cleveland, além de Denver, que já recebeu a garantia de uma franquia”. As cidades interessadas tinham até 16 de setembro daquele ano para inscrever suas candidaturas.

A garantia de Denver foi uma quantia de US$ 1 milhão paga à NASL por James Guercio (dono de uma gravadora musical) e Booth Gardner (ex-proprietário do Tacoma Tides, um antigo time de futebol do estado de Washington). A gravadora de Guercio, Caribou Ranch, acabou emprestando seu nome ao novo time de Denver – oficialmente chamado The Caribous of Colorado.

O nome da gravadora também inspirou o uniforme da nova equipe. Inspirados em caribus (versão norte-americana das renas europeias), a equipe dos Caribous adotou um uniforme majoritariamente marrom, com detalhes em preto, branco e acobreado, além de uma franja de couro estilo western no peito.

Achou feia? Poderia ser pior. “A camisa tinha uma longa franja nos braços e nas costas, mas os jogadores (adversários) iriam puxá-la e derrubar os caras, então tivemos que apará-la”, contou Guercio em entrevista publicada pelo site da Major League Soccer em 2015.

De quebra, Guercio e Gardner apostaram alto na divulgação da nova equipe. “Nós combinamos com Pelé que ele entraria em campo com um chapéu de caubói, montado em um cavalo”, contou Dan Wood, que comandou os Caribous durante parte da temporada, também ao site da MLS. “Ele levou tudo na esportiva. Esse é o tipo de gracejo que você tinha que fazer para que as pessoas se divertissem”, acrescentou.

O desempenho nos gramados, porém, se mostrou pouco inspirador. Em 30 jogos na temporada regular, o Colorado Caribous sofreu 22 derrotas. Foram apenas oito vitórias.

Dono da pior campanha da NASL naquele ano, o time ficou no último lugar da Divisão Central da Conferência Nacional, marcando 34 gols e sofrendo 66. Jogando no Mile High Stadium, um estádio para 74 mil torcedores, o time fechou a temporada com uma média de 7.418 torcedores por jogo.

O Cosmos acabou vencendo o Soccer Super Bowl ’78 diante do Tampa Bay Rowdies. Para o Colorado Caribous, o fim não tardou: em 4 de outubro de 1978, o jornal Sarasota Herald-Tribune noticiou a venda da franquia para a cidade de Atlanta, onde traria de volta o time Atlanta Chiefs.

“O grupo de Atlanta que comprou a franquia era encabeçado por Dick Cecil e seu parceiro Al Thornwell. Cecil originalmente tinha uma franquia da NASL em Atlanta em 1968, que deixou os negócios dois anos depois (…). O time será conhecido como Atlanta Chiefs e jogará suas partidas no Atlanta-Fulton County Stadium, uma instalação para 55 mil pessoas”, descreveu o diário.




O desempenho ruim e as camisas exóticas (chamemos assim) transformaram o The Caribous of Colorado em um clássico cult do futebol norte-americano. Tanto que, em 2014, o Colorado Rapids, equipe da MLS, anunciou que utilizaria os uniformes originais do time de 1978 em uma partida amistosa.

“Os uniformes foram encontrados na Caribou Ranch pela família Guercio, os proprietários do The Caribous of Colorado durante sua primeira e única temporada na velha North American Soccer League (NASL) em 1978, que generosamente permitiram que os Rapids usassem o fardamento”, anunciou a equipe na ocasião.

O anúncio, porém, foi posteriormente desmentido – era apenas uma pegadinha de 1º de abril por parte dos Rapids. Mesmo assim, despertou o interesse de torcedores e colecionadores atrás de camisas à venda.

Fonte: Uol Esportes




Acesse também:

Página no Facebook

Promo Camisas de Futebol

1 Comentário:

s1288live disse...

Many issues mention about cockfight in philipine, we are from ayam bangkok super jogja want to explain that. You can read our article. Thanks.

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO